BLOG

Como Manter seu Emprego em Tempos de Crise



 

Uma das emoções mais devastadoras é o medo, porque ele tanto acelera as reações, quanto trava. E um dos medos mais comuns é o de perder a segurança. Condição que na Hierarquia das Necessidades (Masllow) está no segundo patamar da pirâmide. Ou seja, é uma das necessidades mais instintivas.
E, a iminência de perder o emprego, que gera o sustento e a realização de outras ambições humanas, provoca uma grande insegurança e por consequência, assusta; roubando o sossego, tirando o sono, a calma e provocando o adoecimento.
Esse “fantasma” tem afetado muita gente atualmente, em razão da situação econômica em que nos encontramos.
Então, gostaria de sugerir algumas reflexões que responderão ao final, como você tem tratado seu emprego: Nos últimos trinta dias você tem procurado desenvolver novas competências? Tem se esforçado para manter bons relacionamentos no âmbito profissional? Seu foco está na solução, nas ideias, na razão? Tem feito sua empresa economizar de alguma forma? Você está normalmente bem-humorado? As pessoas se sentem bem quando estão próximas de você?
Suas respostas a estes questionamentos serão ferramentas importantíssimas para medir sua empregabilidade. Por isso, se sua resposta a qualquer uma das perguntas citadas acima for não, está mais do que na hora de mudar sua postura.
Muitos profissionais ainda acreditam que para se “segurar” no emprego as melhores estratégias são estas: ou tornar-se predador, ou seja, para se “manter vivo” é necessário eliminar alguém; ou mesmo tornar-se subserviente, obedecendo cegamente todas as regras, sem jamais se posicionar, apenas balançando a cabeça e seguindo o rebanho. As empresas estão cada vez mais seletivas no sentido de só manterem em seus quadros profissionais que agreguem. E pessoas com essas características citadas não fazem isso. As empresas hoje necessitam mais do que nunca de gente que pense em novas estratégias, trabalhem em equipe, mostrem soluções e se tornem parte de todas as ações para fazer as coisas acontecerem. Se você for uma dessas pessoas, fique tranquilo, seu emprego está garantido!