BLOG

A Verdade Nua e Crua - Artigo 2


 

Série: A verdade Nua e Crua

Mensagem de um internauta de João Pessoa/ PB, que diz:

“Prezada Mônica, qual a origem do trabalho? Porque uns dizem que é castigo, outros que é benção! Qual sua opinião?

 

Prezado internauta,
          A palavra trabalho vem do latim “tripalium”, que significa castigo. O tripalium do latim era, na verdade, uma espécie de estaca que era fincada no chão para servir de tronco para o castigo dos escravos da idade média. Ou seja, um instrumento de tortura.
          Logo, esse significado contribui para uma visão desagradável do trabalho. Entretanto, temos que considerar que na idade média existia uma divisão social extremamente injusta. Onde os escravos trabalhavam para servir a nobreza que nada faziam.
          A precariedade dos recursos da época serviam para intensificar o esforço e nada existia de estímulos criativos relacionados a prática do trabalho.
          Entretanto, já existiam trabalhadores criativos. Mas estes não eram apontados como trabalhadores, eram vistos como artistas, ou artesãos. No período renascentista, estes surgiram como nuvens – a exemplo de Michelangelo, o gênio que pintou o teto da Capela Sistina.
         Contudo, a evolução e suas mudanças, colocaram os trabalhadores e suas atividades de trabalho, em um patamar diferente. Atribuindo o real valor ao trabalhador.
         Hoje, o trabalhador é considerado como essência das organizações. Não existe empresa 100% com colaboradores 50%. Despertando organizações do mundo inteiro à investirem no capital humano.
         Segundo Stephen Covey, “ a nova era do trabalhador do conhecimento se alicerça em um novo paradigma, o da pessoa integral, com corpo, mente, coração e espírito, dimensões integradas e que precisam ser estimuladas e valorizadas”.
         Sendo assim, podemos afirmar categoricamente que o trabalho é uma atividade que tem como objetivo o crescimento em todas as dimensões do ser. Portanto, é um privilégio.
        Queremos parabenizar todos os trabalhadores, pois o dínamo que movimenta e faz crescer essa nação é a força ativa de cada um.

 

 

                                                                                            Feliz Dia do Trabalho!